Gestantes participam de oficina sobre ‘Ansiedade antes do parto’

Agência Aracaju de Notícias
27/09/2018 18h31

Preciso me depilar antes do parto? O que devo levar para a maternidade? Posso mexer no celular depois do parto? São muitos os questionamentos, dúvidas comuns na vida de uma gestante. Na tarde desta quinta-feira, 27, mulheres atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Humberto Mourão, situada no bairro São Conrado, participaram de uma oficina para tirar dúvidas sobre a gestação.
 
Esse encontro, promovido pela equipe da Humberto Mourão com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) 2, da 2ª Região de Saúde de Aracaju, ocorre mensalmente, com uma temática diferente. De acordo com a psicóloga Lyvia de Jesus, o tema deste mês foi a ‘Ansiedade antes do parto’. “Tem muitas gestantes que já passaram pela maternidade, mas mesmo assim, elas têm dúvidas. Para quem vai ter o primeiro filho, a ansiedade é ainda maior. A ideia desse trabalho é passar tranquilidade, ajudá-las de alguma forma para que tenham um parto feliz”, explicou. 

A dona de casa, Flávia Beatriz Souza Santos, está no oitavo mês da gestação. Apesar de já ter três filhos, admite que a ansiedade faz parte do dia a dia dela.  “Estou muito ansiosa. É como se fosse o meu primeiro filho, pois cada gravidez é única. Elas são diferentes. Quanto mais se aproxima o dia do parto, eu fico com mais frio na barriga. Aqui, eu consigo me sentir mais segura”, contou. 
 
Aneliza Souza dos Santos também já passou pela experiência da maternidade, mas sempre tem dúvidas. Por isso, participa das oficinas oferecidas pela UBS Humberto Mourão. Ela busca estar informada para cuidar bem de Antony Souza que logo irá nascer. “Na minha primeira gravidez, eu tive complicações, por isso venho para esses encontros. Tem sido bem legal para nós esse acompanhamento”, colocou. 
 
Parceria
 
A oficina contou com a participação de estudantes do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Eles desenvolvem o projeto ‘Nascer no caminho da humanização’, que busca ressaltar a importância do pré-natal. “A gente ficou feliz ao receber esse convite para estar com as gestantes. A oficina nos possibilita orientar e trazer conhecimento para elas. A cada convite, disseminamos informação e poder para essas futuras mamães”, destacou a estudante do 5º período do curso de Enfermagem, Evelyn Oliveira.